“A Calibração evita erros nas medidas” :)

O halterofilismo ou levantamento de pesos remonta às antigas civilizações da China, do Egito e da Grécia.Nelas já se praticava o levantamento de pedras e sacos de areia como forma de se exercitar. O levantamento de pesos era usado como treinamento pelos exércitos para fortalecer seus soldados para as guerras. Na Grécia Antiga o levantamento de pesos era também praticado como esporte. É da Grécia que vem a lenda de Milo de Croton, o maior atleta da antiguidade. Milo viveu no século 6 A.C. e foi 6 vezes campeão Olímpico. Segundo a lenda, num período entre dois jogos olímpicos (uma olimpíada) ele treinou diariamente carregando nas costas um bezerro recém-nascido e à medida que o bezerro crescia sua força aumentava e ao final de quatro anos Milo foi capaz de atravessar o estádio olímpico carregando o bezerro agora um touro adulto. Segundo os historiadores dos Iron Games, este feito determinou o surgimento do princípio da sobrecarga, ou resistência progressiva no treinamento esportivo.Halterofilismo, agora chamado Levantamento de Pesos Olímpico é a mais antiga das modalidades de levantamento de pesos competitivas e já estava presente no primeiro Jogo Olímpico da Era Moderna realizado em Atenas na Grécia em 1896.

As modalidades:

•Arranco

O arranco é a primeira prova da competição e consiste em levantar a barra do solo até acima da cabeça num movimento sem pausa, sem apoiá-la no corpo.

A barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e puxada em um movimento único da plataforma e erguida até a extensão completa de ambos os braços acima da cabeça, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas.

Deve, então, ergue-se, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de “abaixar” a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

•Arremesso

O arremesso é executado em duas partes. Primeiro, a barra é colocada horizontalmente em frente das pernas do levantador. É agarrada, com as palmas das mãos para baixo e levantada até à altura dos ombros, por cima do peito, enquanto que o levantador se agacha ou dobra as pernas; a seguir, reergue-se e alinha-se.

Na segunda parte, usando a força conjunta de braços e pernas, a barra é levantada acima da cabeça, enquanto que faz um movimento em forma de tesoura com as pernas; a seguir deve realinhar as pernas, com braços estendidos, estabilizar-se, durante dois segundos, e esperar o sinal de “abaixar” dos árbitros. Os árbitros dão o sinal de “abaixar” a barra logo que o levantador fique imóvel em todas as partes do corpo.

Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível. Para qualquer prova, a utilização de carbonato de magnésio nas mãos, pernas etc., é permitido.

Classes de peso

Os atletas competem em classes de peso, de acordo com a sua massa corporal: sete categorias femininas e oito masculinas. Nas competições para sênior, júnior e universitário e outras competições abertas têm-se as seguintes classes de peso:

Feminino

• Até 48 kg

• 48-53 kg

• 53-58 kg

• 58-63 kg

• Acima de 63 kg

Masculino

• Até 56 kg

• 56-62 kg

• 62-69 kg

• 69-77 kg

• 77-85 kg

• Acima de 85 kg

Plataforma

A competição é realizada numa plataforma (tablado) de quatro metros quadrados (4 m²) , que pode ser feita de madeira, plástico ou qualquer material sólido e pode ser coberta com um material não escorregadio.

Haltere
O haltere é constituído das seguintes partes:

1. A barra
2. Os discos

3. Os colares

Para a prova masculina, a barra deve medir 2,20 m de comprimento, pesar 20 kg e possuir 2,8 cm de diâmetro, enquanto que a distância entre os discos internos é de 1,31 m.

Para a prova feminina, a barra deve possuir 2,01 m, 15 kg e 2,5 cm de diâmetro.

Os discos são feitos de metal e o peso varia conforme a coloração:

• Vermelho:25 e 2,5 kg

• Azul: 20 e 2 kg

• Amarelo: 15 e 1,5 kg

• Verde: 10 e• 1 kg

• Branco: 5 e 0,5 kg

Todos os discos têm de ter uma indicação clara de seu peso.

Os colares devem pesar 2,5 kg cada um para os homens e mulheres.

Equipamentos dos competidores:

•Traje

Para dá maior segurança e facilidade nos levantamentos, os concorrentes devem usar vestuário adequado e limpo. O uniforme do levantador deve ser ajustado e abranger todo o tronco e pode ser de uma ou duas peças. O calção deve cobrir as pernas até os joelhos e a camisa pode ter mangas, sem que cubra o cotovelo.

Em competições, os atletas participarão com vestuário emitidos/aprovados pelas respectivas federações. Com esta finalidade, a cerimônia da vitória é considerada parte da competição. Meias podem ser usadas, mas devem ficar abaixo dos joelhos.

•Calçados

Os concorrentes devem usar calçado (sapatos/botas) esportivo para proteger os pés e dar-lhes estabilidade e firmeza sobre a plataforma de competição, sem que eles deem vantagem desleal ou outro apoio adicional em relação aos concorrentes.

•Equipamentos de proteção

Um cinto para evitar lesões na região lombar pode ser usado e a largura máxima não pode exceder 12 cm.

Munhequeiras, joelheiras e emplastros podem ser usados nos pulsos, nos joelhos e nas mãos. Os emplastros podem ser usados nos dedos ou nos polegares.

Nos pulsos, as munhequeiras não devem cobrir mais de 10 cm da pele. Nos joelhos, as joelheiras não devem cobrir mais de 30 cm da pele.

Estes equipamentos de proteção não são de uso obrigatório.

” A calibração garante uma boa medição.” (;

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência. Saiba mais em nossa política de privacidade.