Os Testes de Segurança Elétrica são indispensáveis para garantir a segurança dos equipamentos médico-hospitalares, alimentados por alguma fonte de energia, já que eles podem entrar em contato com o paciente e/ou com o operador. Para sua realização há que se observar as normas que orientam a segurança e a funcionalidade dos dispositivos médicos. Há normas gerais e normas específicas – a principal delas é a ABNT NBR IEC 60601. A expressão ABNT NBR IEC é utilizada para identificar as normas brasileiras compatíveis com as diretrizes estabelecidas pela Comissão Eletrotécnica Internacional(IEC).

A IEC 60601 enfoca os possíveis perigos relacionados à utilização de eletricidade, estabelecendo  orientações para o controle dos aparelhos eletromédicos, de modo a garantir que não haja perigo para usuários e pacientes. Além dos testes regulares, esta norma apresenta os testes necessários para manutenção ou reparação de dispositivos médicos.

O conceito de gerenciamento de risco é uma das grandes contribuições desta norma por obrigar os fabricantes a determinarem os potenciais perigos na utilização dos equipamentos eletromédicos, bem como as medidas de prevenção a danos.

Os requisitos gerais para proteção contra os perigos dos choques elétricos estão contemplados na Seção 3 dessa Norma, onde cada instrumento tem uma classe:

• Classe I—Peça ativa coberta por isolamento básico e aterramento de proteção

• Classe II—Peça ativa coberta por isolamento duplo ou reforçado

  • Classe IP—Fonte de alimentação interna

A Ceime realiza testes de segurança elétrica. Mais informações sobre nossos serviços:

www.ceimehospitalar.com.br

www.calibracaoceime.com.br/servicos/teste-de-seguranca-eletrica-em-equipamentos-medicos-hospitalares-e-odontologicos/ 

Este site utiliza cookies para uma melhor experiência. Saiba mais em nossa política de privacidade.